Obra sem segredos: tipos de estrutura de telhados

MADEIRA
Conquistou espaço pela facilidade de compra, aliada à tradição brasileira. Pode ser:
Nativa: vem direto da natureza, por isso exija o certificado de procedência legal. Cumaru,
jatobá, maçaranduba, muiracatiara e itaúba são alguns exemplos com capacidade estrutural e resistência a fungos e cupins.
Reflorestada: oriunda de áreas de plantio renovável, representa uma opção mais ecológica. Escolha entre pínus e eucalipto.
Laminada: pouco difundida no Brasil, emprega lâminas de madeira de reflorestamento coladas umas às outras e submetidas a tratamento contra pragas. Por ser industrializada, passa por um controle de qualidade maior que o da madeira bruta.

AÇO

Comuns na indústria, as coberturas de aço-carbono ou galvanizado vêm ganhando pontos no segmento residencial graças à leveza e à rapidez na execução. O aço galvanizado é o mais usado. “Ele possui uma camada de zinco na superfície que o protege da corrosão”, diz o arquiteto paulista Roberto Inaba, da Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem). O ponto de atenção está na junção das peças, soldadas ou aparafusadas. Esse processo deve ser feito com cuidado, ou compromete-se o tratamento. Em ambientes mais agressivos (sujeitos a maresia, por exemplo), recomenda-se aparafusar o metal, em vez de soldá-lo, e aplicar uma dose extra de zinco em toda a estrutura.

LAJE
Favorita dos projetos contemporâneos, a laje de concreto demanda impermeabilização (com manta ou membrana asfáltica, além de membrana acrílica) a fim de driblar eventuais fissuras. Pede também um sistema de escoamento de água, geralmente uma inclinação de 1% direcionada a um ralo. “A laje aquece e perde o calor rapidamente. Por isso, em locais onde a temperatura oscila muito durante o dia, indico uma obertura extra para proporcionar conforto térmico”, explica o engenheiro paulista Marcelo Sacco, diretor comercial da Tetti, empresa especializada em telhados. Vale então montar uma estrutura leve de madeira ou metal sobre o concreto e cobri-la com telhas, que podem ficar aparentes ou não

Reportagem: Vera Kovacs/Ilustrações: Gil Tokyo/Pingado/Fotos: André Fortes

Exibições: 3719

Tags: cobertura, segredos

Você precisa ser um membro de Clube da Construção para adicionar comentários!

Entrar em Clube da Construção